Foto: Renato Araújo / Agência Brasília
Nesta última quarta-feira (27/11), 78 profissionais saíram com certificados na solenidade de formatura do Programa Fábrica Social ocorrida no campus da Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB). Alguns alunos se formaram no curso de confecção de vestuário, acessórios e material esportivo, com carteira de trabalho assinada. A empresária Maria do Socorro, explica “ Há postos de emprego, mas faltam pessoas preparadas, falta mão de obra. Para nós, empresários, uma parceria com a Fábrica Social é de muita ajuda ”.
Ingressar na Fábrica Social é simples. Além de manter as informações atualizadas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), é preciso morar no Distrito Federal, ter renda familiar per capita de até R$ 178, idade mínima de 16 anos e não ter participado de nenhum processo de capacitação e qualificação do Centro de Capacitação Profissional.
Acordos de cooperação
A iniciativa é possível graças a colaboração do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF). Subsecretária de Integração Social da Secretaria de Trabalho (Setrab), Thereza De Lamare revela que a junção dessas forças permitiu firmar os acordos de cooperação.
“Com as necessidades que o setor de vestuário tem de profissionais qualificados, é feito um processo seletivo com os alunos que estão terminando o curso, conforme o perfil de cada um, para serem encaminhados para uma empresa. Lá, o aluno tem a vivência profissional”, explica.
A Administração Regional do Park Way esteve presente na solenidade e acredita que projetos com esses geram empregos, renda e profissões dignas para a população.
(Fonte: Agência Brasília)
Administração Regional do Park Way
Avenida Contorno, Lote 15 - Núcleo Bandeirante - CEP: 71.705-535
BRASÍLIA - DF